Categorias
Nicotina

NiQuitin CQ 2 mg / 4 mg Comprimidos para chupar bula do medicamento

As pastilhas NiQuitin CQ são um adjuvante na suspensão do hábito de fumar. As pastilhas contêm resina de nicotina que, quando chupada, liberta lentamente nicotina que é absorvida pelos tecidos da boca. Este tipo…

1.O que é NiQuitin CQ e para que é utilizado?, 2.Antes de utilizar NiQuitin CQ, 3.Como utilizar NiQuitin CQ, 4.Efeitos secundários NiQuitin CQ, 5.Onde devo guardar o NiQuitin CQ?,

Neste folheto:
1.   O que é NiQuitin CQ e para que é utilizado?
2.   Antes de utilizar NiQuitin CQ
3.   Como utilizar NiQuitin CQ
4.   Efeitos secundários NiQuitin CQ
5.   Onde devo guardar o NiQuitin CQ?

NiQuitin CQ 2 mg / 4 mg

Comprimidos para chupar

Nicotina

Leia este folheto com atenção pois contém informações importantes que deve saber.

Este medicamento pode vender-se sem receita médica. No entanto, para beneficiar da sua utilização, deve usar este medicamento com cuidado.

Se tem dúvidas ou necessitar de alguma informação, consulte o seu farmacêutico.

Se os sintomas piorarem ou não melhorarem dentro de 24 semanas (6 meses), consulte o seu médico.

1. O que é NiQuitin CQ e para que é utilizado?

As pastilhas NiQuitin CQ são um adjuvante na suspensão do hábito de fumar. As pastilhas contêm resina de nicotina que, quando chupada, liberta lentamente nicotina que é absorvida pelos tecidos da boca.

Este tipo de nicotina alivia alguns dos sintomas desagradáveis, tais como a sensação de estar doente ou irritável, que os fumadores sentem frequentemente quando tentam deixar de fumar. A nicotina pode também reduzir o desejo intenso de fumar fornecendo ao organismo alguma da nicotina anteriormente inalada pelo fumo do cigarro e ajudando-o a resistir ao cigarro. Uma vez que as pastilhas NiQuitin CQ não contêm o teor de monóxido de carbono existente no fumo do cigarro, não acarretam os problemas de saúde próprios do tabaco.

As pastilhas NiQuitin CQ estão disponíveis em duas doses. Cada dose é adquirida na sua própria embalagem. Esta embalagem contém NiQuitin CQ, indicadas para os fumadores que fumam o primeiro cigarro do dia, passados 30 ou mais minutos de acordarem. Se possível, ao deixar de fumar, o NiQuitin CQ deve ser utilizado juntamente com um programa de apoio comportamental para deixar de fumar.

2. Antes de utilizar NiQuitin CQ:

IMPORTANTE

Não utilize NiQuitin CQ se:

  • é alérgico à nicotina ou a qualquer um dos outros ingredientes acima mencionados;
  • sofre de fenilcetonúria. As pastilhas contêm uma fonte de fenilalanina que lhe pode ser prejudicial;
  • não é fumador;
  • tiver menos de 18 anos;
  • sofreu um enfarte cardíaco ou acidente vascular cerebral recentemente (há menos de 4 semanas), ou sofre de arritmia cardíaca grave, angina de peito instável ou crescente (dor no peito) ou angina Prinzmetal. O seu médico deverá aconselhá-lo se estas condições se aplicarem a si.

Sendo necessárias certas precauções, consulte o seu médico antes de utilizar as pastilhas NiQuitin CQ se:

  • está grávida, a tentar engravidar ou a amamentar;

as mulheres grávidas ou a amamentar devem ser aconselhadas a deixar de fumar sem o uso de medicamentos com nicotina tais como as pastilhas, gomas de mascar ou sistemas transdérmicos;

  • tem qualquer tipo de problemas cardíacos ou circulatórios, incluindo insuficiência cardíaca, ou angina de peito estável, pressão arterial elevada, doenças vasospásticas, ou doença vascular periférica grave;
  • sofre de doença hepática ou renal grave;
  • sofre de úlcera no estômago ou de hipertiroidismo;
  • é diabético;
  • lhe foi diagnosticado qualquer tumor nas glândulas adrenais (feocromocitoma). Utilizar NiQuitin CQ com outros medicamentos:

Quando usar as pastilhas NiQuitin CQ , a quantidade de nicotina no seu organismo diminuirá, podendo alterar a maneira como o seu organismo reage a certos medicamentos. Se está a receber tratamento com cafeína, teofilina, imipramina, pentazocina, fenacetina, insulina, fenilbutazona, tacrina, clomipramina, olanzapina, clozapina, fluvoxamina, flecainida, propoxifeno, furosemida, agonistas adrenérgicos, bloqueadores adrenérgicos, medicamentos para tratamento de úlcera, tratamento da asma ou da hipertensão arterial, poderá necessitar de um ajuste da dose. Consulte o seu médico antes de utilizar as pastilhas NiQuitin CQ.

Leia antes de tomar:

Cada pastilha contém cerca de 15 mg de sódio e a dose diária máxima de NiQuitin CQ (15 pastilhas) contém 225 mg de sódio. A dose diária máxima pode ser-lhe prejudicial se está a seguir uma dieta com baixo teor de sódio. A pastilha NiQuitin CQ não contém açúcar.

As pastilhas NiQuitin CQ não afectam a sua capacidade para conduzir ou utilizar máquinas. Todavia, deverá estar ciente de que o facto de não fumar pode provocar alterações comportamentais que o podem afectar nestas situações.

3. Como utilizar NiQuitin CQ?

Durante qualquer tentativa para deixar de fumar usando as pastilhas NiQuitin CQ, é muito importante que pare de fumar totalmente. O fumo de cigarros, mesmo de um só cigarro, diminui as hipóteses de sucesso. As pastilhas NiQuitin CQ, estão indicadas para os fumadores que fumam o seu primeiro cigarro do dia passados 30 ou mais minutos depois de acordar. As pastilhas devem ser tomadas de acordo com o seguinte esquema:

Fase 1

Da 1a à 6a semana

Fase 2

Da 7a à 9a semana

Fase 3

Da 10a à 12a semana

Como ajuda para continuar sem fumar nas 12 semanas seguintes: chupar uma a duas pastilhas por dia, nas situações em que o desejo de fumar é intenso.
Período inicial do tratamento Período intermédio do tratamento Período final do tratamento
1 pastilha cada 1 a 2 horas 1 pastilha cada 2 a 4 horas 1 pastilha cada 4 a 8 horas

Durante o período inicial do tratamento (da 1a à 6a semana) tome pelo menos 9 pastilhas por dia.

Não tome mais de uma pastilha de cada vez e não tome mais de 15 pastilhas por dia.

As pastilhas não devem ser tomadas por mais do que 24 semanas (6 meses). Se tiver dificuldade em deixar de tomar as pastilhas NiQuitin CQ ou se estiver preocupado com a possibilidade de voltar a fumar procure o seu médico ou farmacêutico.

É absolutamente necessário cumprir o programa de redução de dose na íntegra. Isto porque os desejos de fumar e os sintomas de abstinência podem ocorrer durante várias semanas depois de deixar de fumar. Se voltar a fumar será aconselhável falar com o seu médico ou farmacêutico sobre a melhor maneira de obter resultados positivos com um posterior tratamento com as pastilhas

NiQuitin CQ.

Como se devem tomar as pastilhas NiQuitin CQ

Deve-se colocar uma pastilha na boca, encostada à bochecha e deixá-la dissolver-se. Pausadamente, a pastilha deve ser movida dentro da boca de uma bochecha para a outra; esta operação deve ser repetida até que a pastilha esteja completamente dissolvida (cerca de 20 a 30 minutos). A pastilha não deve ser mastigada nem engolida inteira.

Os utilizadores não devem comer nem beber com a pastilha na boca, pois isso pode reduzir a absorção de nicotina.

O que deve fazer se tomar demasiadas pastilhas?

Se tomar mais do que uma quantidade de pastilhas por dia superior à recomendada, poderá sofrer de uma sobredosagem de nicotina e ter de requerer consulta médica. Os sinais de uma sobredosagem incluem dor de cabeça, enjoo, dor no estômago e diarreia. Estas pastilhas não estão indicadas para crianças ou jovens com idade inferior a 18 anos, nem para não fumadores. No caso de uma criança tomar alguma pastilha ou no caso de uma sobredosagem acidental, contacte o seu médico assistente ou as urgências do hospital da sua residência imediatamente. Se possível, mostre a embalagem ou este folheto.

Informação quanto à segurança em crianças:

A quantidade de nicotina que é tolerada pelos fumadores adultos pode causar sintomas de intoxicação e pode revelar-se fatal se as pastilhas Niquitin CQ forem ingeridas pelas crianças. Deste modo, os doentes devem ser alertados a manter as pastilhas fora do alcance das crianças. Também devem assegurar-se que as pastilhas não usadas são cuidadosamente eliminadas num local ao qual as crianças não tenham acesso.

Durante a tentativa para deixar de fumar, os doentes não devem alternar as pastilhas Niquitin CQ com outras formas farmacêuticas orais contendo nicotina pois os dados farmacocinéticos indicam uma maior disponibilidade da nicotina a partir de pastilhas Niquitin CQ em comparação com as gomas de mascar de nicotina.

4. Efeitos secundários Niquitin CQ

A toma das pastilhas ou a suspensão do hábito de fumar poderá, ocasionalmente, acarretar alguns efeitos secundários.

Os mais frequentes são: dores de cabeça, insónias, ansiedade, irritabilidade. Sintomas como estes e depressão podem estar relacionados com os sintomas de abstinência associados à suspensão do hábito de fumar. Os indivíduos que deixam de fumar por qualquer meio podem esperar sofrer de dores de cabeça, tonturas, tosse acrescida ou constipação.

Podem também ocorrer aumento do apetite, naúseas, vómitos, dispepsia, azia, indigestão, soluços, diarreia, arrotação e flatulência, irritação da mucosa oral, ulceração da boca e da língua e faringite.

Os efeitos menos frequentes são: sangramento das gengivas, sangramento do nariz; fúria, ansiedade agravada, sonhos invulgares, apetite invulgar, oscilações do humor, vigília pronunciada, sensação de vazio cefálico, dormência local, parageusia, sabor metálico e alterações do paladar; palpitação agravada, palpitações, taquicárdia; vasculopatias, ruborização, rubor cutâneo; laringite, asma agravada, infecção do tracto respiratório inferior, tosse, irritação nasal, garganta irritada, congestão nasal; úlcera péptica, disfagia, dispepsia agravada, refluxo gastroesofágico, hérnia do hiato esofágico, esofagite, eructação, ulceração da mucosa oral, borborismo, secura dos lábios e da garaganta, anomalias na língua, dor de dentes, dores maxilares; eritema, comichão, erupções, reacção cutânea localizada, aumento da sudação; nocturia; efeito de sobredosagem e alterações no local de aplicação como dor, dor e edema nas pernas.

Se qualquer um destes efeitos for grave ou desagradável ou persistir, ou se as pastilhas lhe causarem qualquer tipo de incómodo, cesse o tratamento e consulte o seu médico ou farmacêutico.

5. Onde devo guardar o NiQuitin CQ?

Guarde todas as pastilhas dentro da embalagem, sem as retirar dos blisteres, até estar preparado para as tomar. Não deve guardá-las num local com temperaturas superiores a 25°C. Não utilize as pastilhas depois de expirar o prazo de validade impresso na embalagem.

Lembre-se de manter todos os medicamentos fora do alcance e da vista das crianças.

Pastilhas com sabor a menta NiQuitin CQ

O princípio activo deste medicamento é nicotina a 2 mg na forma de um complexo resinoso (Nicotina Polacrilex 11,1 mg).

O princípio activo deste medicamento é nicotina a 4 mg na forma de um complexo resinoso (Nicotina Polacrilex 22,22 mg).

Os outros ingredientes são: manitol (E 421), alginato de sódio, goma xantana, bicarbonato de potássio, policarbofilo de cálcio, carbonato de sódio anidro, aspartamo (E 951), estearato de magnésio e aroma de menta.

As pastilhas NiQuitin CQ, tecnicamente designadas por comprimidos para chupar, estão disponíveis em embalagens de 12, 36 e 72 pastilhas.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

As pastilhas NiQuitin CQ são brancas e redondas, de superfície convexa, com a seguinte gravação num dos lados: NL2S.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

O Titular da Autorização de Introdução no Mercado é a GlaxoSmithKline Consumer Healthcare, Produtos para a Saúde e Higiene, com sede na R. Dr. António Loureiro Borges, n.°3, Aquiparque Miraflores, 1495-131 Algés e todas as questões deverão ser dirigidas a esta morada.

Data da ultima revisão deste folheto: 16-03-2006.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *