O que contém este folheto:
1. O que é Marexyl e para que é utilizado
2. O que precisa de saber antes de tomar Marexyl
3. Como tomar Marexyl
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Marexyl
6. Conteúdo da embalagem e outras informações
FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR
Marexyl 1 mg/ml, solução para pulverização nasal
Cloridrato de xilometazolina
Leia com atenção todo este folheto, antes de começar a tomar este medicamento, poiscontém informação importante para si.
Tome este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo comas indicações do seu médico ou farmacêutico.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.
Caso precise de esclarecimentos ou conselhos, consulte o seu farmacêutico.
Deverá contactar um médico se os seus sintomas se agravarem ou não melhorarem após 7dias.
Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.
O que contém este folheto:
1. O que é Marexyl e para que é utilizado
2. O que precisa de saber antes de tomar Marexyl
3. Como tomar Marexyl
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Marexyl
6. Conteúdo da embalagem e outras informações
1. O que é Marexyl e para que é utilizado
A substância ativa deste medicamento é a xilometazolina. Ela contrai os vasossanguíneos na mucosa nasal, reduzindo desse modo o inchaço dos mesmos devido avárias causas, e facilita a respiração pelo nariz.
Marexyl é utilizado para o tratamento de curta duração da congestão nasal.
2. O que precisa de saber antes de tomar Marexyl
Não utilize Marexyl se tem alergia (hipersensibilidade) à xilometazolina ou a qualqueroutro componente deste medicamento (indicados na secção 6) se tiver sido recentementesubmetido a uma cirurgia ao cérebro através do nariz ou da boca.
Advertências e precauções
Peça conselhos ao seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento se tiver:tendência para hipersensibilidade aos medicamentos simpático-miméticos (como aadrenalina); Marexyl pode causar insónia, tonturas, tremuras, arritmia ou aumento dapressão arterial doença cardiovascular (doença do coração, pressão arterial elevada)
hipertiroidismo (tiróide hiperativa) diabetes mellitus feocromocitoma (tumor na meduladas glândulas supra-renais que produzem hormonas) hipertrofia da próstata (próstataaumentada) doenças hereditárias causadas por enzimas defeituosas (porfíria) recebidotratamento com medicamentos para a depressão (inibidores da MAO) pressão intra-ocularaumentada (glaucoma de ângulo fechado) uma constipação crónica com pouca ounenhuma secreção.
O inchaço da mucosa (inchaço do revestimento interior do nariz) pode ocorrer com ainterrupção do tratamento de longa duração com xilometazolina. De modo a preveni-lo, operíodo de tratamento deve ser o mais reduzido possível.
Se julga ter uma infeção bacteriana, consulte o seu médico, já que uma infeção deve sertratada de modo apropriado. Este medicamento não deve ser usado por mais do que umapessoa para evitar o risco de disseminar infeções.
Se alguma das situações acima se aplica ao seu caso, consulte um médico antes de tomar
Marexyl.
Outros medicamentos e Marexyl
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente ouse vier a tomar outros medicamentos.
Não se recomenda a utilização deste medicamento juntamente com certosantidepressivos, tais como: antidepressivos tricíclicos ou tetracíclicos inibidores da MAO
(inibidores da monoaminoxidase) ou se tomou inibidores da MAO nas últimas duassemanas.
Além disso, não se recomenda a utilização deste medicamento: em combinação commedicamentos anti-hipertensivos (p. ex., metildopa) devido aos potenciais efeitoshipertensivos da xilometazolina com outros medicamentos com potencial efeitohipertensivo (p. ex., doxapram, ergotamina, oxitocina) pois estes podem potenciar osefeitos hipertensivos uns dos outros.
Gravidez e amamentação
Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte oseu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.
Gravidez:
Se estiver grávida, consulte o seu médico antes de tomar este medicamento. Utilize estemedicamento apenas quando o seu médico determinar que é seguro para si.
Aleitamento:
Desconhece-se se a xilometazolina é excretada no leite humano. O risco para o lactentenão pode ser excluído. Deve decidir-se entre interromper a amamentação ouinterromper/abster-se de tomar Marexyl, tendo em conta o benefício da amamentaçãopara a criança e o benefício da terapêutica para si.
Como a sobredosagem pode dar origem a uma redução da produção de leite, a doserecomendada de xilometazolina não deve ser ultrapassada durante a amamentação.
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Condução de veículos e utilização de máquinas
Quando tomado devidamente, este medicamento não afeta a capacidade de conduzirveículos nem de utilizar máquinas; no entanto, se se sentir sonolento enquanto estiver atomar este medicamento, não conduza veículos nem utilize máquinas.
3. Como tomar Marexyl
Utilize este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo comas indicações do seu médico ou farmacêutico. Fale com o seu médico ou farmacêutico setiver dúvidas.
Antes da primeira aplicação, é necessário pulverizar algumas vezes (4 vezes) para o ar demodo a obter uma dose uniforme. O frasco deve estar na posição vertical. Se o produtonão for utilizado durante vários dias, deve fazer-se pelo menos uma pulverização para oar de modo a obter uma dose uniforme.
Marexyl 1 mg/ml destina-se ao tratamento da congestão nasal em crianças a partir de 10anos e em adultos.
Dosagem
A dosagem habitual é de 1-2 pulverizações em cada narina, a cada 10-12 horas (não maisdo que três vezes por dia) durante um máximo de 7 dias.
Marexyl 1 mg/ml não é recomendado para crianças menores de 10 anos.
Os doentes com menos de 10 anos devem tomar Marexyl 0,5 mg/ml.
Duração do tratamento
A duração da terapêutica deve ser tão curta quanto possível. Após uma terapêutica delonga duração, a mucosa nasal (revestimento interior do nariz) poderá inchar novamente.
Não deverá exceder-se a dosagem recomendada. Deve consultar um médico se não sesentir melhor ou se o seu estado se agravar após 3 dias de tratamento contínuo.
Se os sintomas da sua doença não melhorarem
Contacte o seu médico se os sintomas da sua doença persistirem ou se agravarem após 7dias.
O médico poderá fornecer-lhe instruções de dosagem diferentes das constantes nestefolheto informativo do doente. Utilize sempre Marexyl exatamente de acordo com asinstruções mencionadas neste folheto ou segundo as recomendações do seu médico. Casotenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Instruções de utilização
Assoe o nariz antes de tomar este Figura 1medicamento. Retire a tampa como ilustradona figura 1.
Segure o frasco entre os dedos indicador e Figura 2médio enquanto segura o fundo do frasco como polegar como ilustrado na figura 2; parapulverizar, pressione a bomba para baixo.
Ao tomar este medicamento pela primeiravez, pulverize para o ar algumas vezes (4vezes) de modo a obter uma névoa fina.
Também é bom testar a bomba antes de cadautilização ao pressioná-la para baixo pelomenos 1 vez.
Introduza a bomba na narina, conforme Figura 3ilustrado na figura 3. Pressione a bomba parabaixo e, ao mesmo tempo, inspire pelo narizenquanto tapa suavemente a outra narina como dedo indicador da outra mão. Liberte abomba e retire da narina. Repita este processona outra narina.
Limpe a bomba e volte a colocar a tampa de
plástico após a utilização.
Nota: se o mesmo frasco pulverizador for usado por várias pessoas, pode causar adisseminação da infeção.
Se tomar mais Marexyl do que deveria
Se você (ou outra pessoa) tomar uma dose excessiva deste medicamento, consulte o seumédico de imediato. A sobredosagem pode dar origem a depressão do sistema nervosocentral, boca seca, transpiração e sintomas causados pela estimulação do sistema nervososimpático (pulsação rápida e irregular e aumento da pressão arterial).
Caso se tenha esquecido de tomar Marexyl
Caso se tenha esquecido de uma dose de medicamento, não tome a dose perdida econtinue com a dose seguinte segundo o horário habitual. Não tome uma dose a dobrarpara compensar uma dose que se esqueceu de tomar
Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.
4. Efeitos secundários possíveis
Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários,embora estes não se manifestem em todas as pessoas.
Foram relatados os seguintes efeitos secundários:
Efeitos secundários frequentes podendo afetar entre 1 a 10 utilizadores em 100 pessoas:comichão ou ardor no nariz e na garganta mucosa nasal seca
Efeitos secundários pouco frequentes podendo afetar entre 1 a 10 utilizadores em 1.000pessoas: reacções alérgicas sistémicas maior inchaço da mucosa nasal após a interrupçãodo tratamento epistaxe (perda de sangue pelo nariz)
Efeitos secundários raros podendo afetar entre 1 a 10 utilizadores em 10.000 pessoas: palpitações cardíacas e taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos) náuseas pressãoarterial elevada
Efeitos secundários muito raros podendo afetar até ou menos de 1 utilizador em 10.000pessoas: nervosismo insónia fadiga dor de cabeça arritmia sobretudo em crianças e apóssobredosagem: sonolência, nervosismo, insónia, alucinações e convulsões. Casos derespiração irregular foram relatados em bebés e recém-nascidos.
Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.
5. Como conservar Marexyl
Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após o prazo de validade, impresso na embalagem exteriorapós ?Val?. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês. Utilize no período de
3 meses após a abertura.
Não congele. Este medicamento não necessita de quaisquer condições especiais deconservação.
Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização <ou no lixo doméstico. Pergunteao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidasajudarão a proteger o ambiente.
6. Conteúdo da embalagem e outras informações
Qual a composição de Marexyl
A substância ativa é o cloridrato de xilometazolina, em que 1 mililitro da solução contém
1 mg. 1 spray de Marexyl 1,0 mg/ml (= 90 microlitros) contém 90 microgramas decloridrato de xilometazolina.
Os outros componentes são água do mar purificada, fosfato monopotássico e águapurificada.
Qual o aspeto de Marexyl e conteúdo da embalagem
Solução límpida e incolor.
Frasco de 10 ml.
Titular da autorização de introdução no mercado
Premier Research GmbH
Birkenweg 14
64295 Darmstadt
Alemanha
Fabricante
HBM Pharma,
Sklabinská 30, 03680 Martin,
Eslováquia
Este medicamento está autorizado nos estados membros do Espaço Económico Europeucom os seguintes nomes:
Holanda
Nasomaris 1 mg/ml Neusspray, oplossing
Portugal
Marexyl 1 mg/ml Solução para pulverização nasal
Espanha
Xylonil 1 mg/ml Solución para pulverización nasal
Este folheto informativo do medicamento foi aprovado pela última vez em