Categorias
vitamina Vitamina D

Caltrate Carbonato de cálcio + Colecalciferol bula do medicamento

Este medicamento contém duas substâncias activas, o cálcio e a vitamina D3. O cálcio é um constituinte importante dos ossos e a vitamina D3 ajuda o cálcio a ser absorvidopelo intestino e a depositar-se nos ossos).…

1. O que é Caltrate e para que é utilizado , 2. Antes de tomar Caltrate , 3. Como tomar Caltrate , 4.5. Como conserver Caltrate , 5.6. Outras informações ,

Neste folheto:
1. O que é Caltrate e para que é utilizado
2. Antes de tomar Caltrate
3. Como tomar Caltrate
5. Como conserver Caltrate
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

CALTRATE 600mg/400 UI, comprimido revestido
Cálcio e Colecalciferol

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detector quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É CALTRATE E PARA QUE É UTILIZADO

Este medicamento contém duas substâncias activas, o cálcio e a vitamina D3. O cálcio
é um constituinte importante dos ossos e a vitamina D3 ajuda o cálcio a ser absorvidopelo intestino e a depositar-se nos ossos).

É utilizado:
Na correcção de carências de cálcio e vitamina D em idosos.
Em associação com o tratamento para a osteoporose, quando os teores de cálcio evitamina D são muito baixos ou quando existe um risco elevado de serem demasiadobaixos.

2. ANTES DE TOMAR CALTRATE

Não tome Caltrate
Se tem alergia (hipersensibilidade) ao cálcio, à vitamina D ou a qualquer outrocomponente de Caltrate (em particular ao óleo de soja ou ao amendoim) (ver secção 6).
Se têm um nível anormalmente elevado de cálcio no sangue (hipercalcémia) e/ou umaexcessiva perda de cálcio na urina (hipercalciúria).
Se sofre de situações que possam conduzir a hipercalcémia e/ou hipercalciúria (como porex: hiperactividade das glândulas paratiroideias, uma doença da medula óssea (mieloma),tumor ósseo maligno (metastases ósseas)).
Se sofre de insuficiência renal.

Se tem pedras nos rins (litiase cálcica) ou depósitos de cálcio nos rins (nefrocalcinose).
Se sofre de um excessivo aporte de vitamina D (hipervitaminose D).

Tome especial cuidado com Caltrate D
Em caso de tratamento prolongado com Caltrate Vitamina D3, a quantidade de cálcio nosangue (calcémia) deve ser regularmente vigiada. Esta monitorização é particularmenteimportante nos idosos e quando o tratamento é simultâneo com a toma de glicosídeoscardíacos (por ex: digoxina) ou diuréticos. Dependendo dos resultados o seu médico podedecidir reduzir ou mesmo interromper o tratamento.
Deve tomar o comprimido com um copo de água grande (200 ml). Se tem mais de 65anos ou tem dificuldade em engolir, deve partir o comprimido em duas metades e tomá-
las com um copo de água grande (200 ml).

Antes de tomar Caltrate informe o seu médico ou farmacêutico:

Se teve pedras nos rins.
Se sofre de uma doença imune (sarcoidose), uma vez que o teor de cálcio na urina e nosangue deve ser verificado.
Se se encontra imobilizado e sofre de redução da massa óssea (osteoporose). Este factopode aumentar muito o teor de cálcio no sangue, podendo provocar efeitos secundários.
Se está a tomar outros medicamentos contendo vitamina D3 ou cálcio. Este facto podeaumentar muito o teor de cálcio no sangue, o que pode provocar efeitos secundários.

Ao tomar Caltrate com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Em particular,

Diuréticos tiazidicos (medicamentos utilizados no tratamento da pressão arterial elevada),dado que podem aumentar o teor de cálcio no sangue.

Esteróides orais, dado que podem diminuir o teor de cálcio no sangue

Orlistato (medicamento utilizado no tratamento da obesidade), colestiramina, laxantescomo a parafina líquida, dado que podem reduzir a quantidade de vitamina D3 que éabsorvida.

Fenitoína (medicamento utilizado na epilepsia) e barbitúricos (medicamentos que ajudama dormir) dado que podem tornar a vitamina D3 menos eficaz.

Glicosídeos cardíacos (medicamentos utilizados para tratar problemas cardíacos), dadoque podem provocar mais efeitos secundários se se toma demasiado cálcio.

Tetraciclina (um antibiótico) dado que a quantidade absorvida pode ser reduzida. Deveser tomado pelo menos 2 horas antes, ou 4-6 horas depois do Caltrate.

Estramustina (medicamento utilizado em quimioterapia), hormonas tiroideias oumedicamentos com ferro, zinco ou estrôncio, dado que a quantidade absorvida pode serreduzida. Devem ser tomados pelos menos 2 horas antes ou após a toma de Caltrate.

Bifosfonatos (utilizados no tratamento de doenças ósseas), fluoreto or fluoroquinolonas
(um tipo de antibiótico), dado que a quantidade absorvida pode ser reduzida. Devem sertomados pelo menos 3 horas antes ou após Caltrate.

Outros medicamentos contendo cálcio ou vitamina D enquanto está a tomar Caltrate,dado que pode aumentar o teor de cálcio no sangue.

Ao tomar Caltrate com alimentos e bebidas
Nas duas horas que antecedem a toma de Caltrate, deve evitar ingerir alimentos contendo
ácido oxálico (como por exemplo: espinafres e ruibarbo) ou ácido fítico (como porexemplo cereais integrais), porque pode reduzir a absorção do cálcio.

Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Este medicamento pode ser tomado durante a gravidez, contudo o aporte diário total decálcio não deve ser superior a 1500 mg e o aporte diário de vitamina D não deveultrapassar as 600 UI. Assim, e em caso de gravidez, a dose diária de Caltrate não deveultrapassar um comprimido por dia. Maiores quantidades podem ter um efeito negativono bebé que vai nascer.

Durante a amamentação pode tomar Caltrate.. Como o cálcio e a vitamina D3 passam para o leite materno deve primeiro aconselhar-se com o seu médico, se o seu bebé estivera tomar qualquer outro produto contendo vitamina D3.

Condução de veículos e utilização de máquinas:

Não são esperados efeitos na capacidade de condução e de utilização de máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de CALTRATE
Caltrate contém sacarose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a algunsaçúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

Caltrate também contém óleo de soja parcialmente hidrogenado, se é alérgico aoamendoim ou à soja não deve tomar este medicamento.

3. COMO TOMAR CALTRATE

Tome Caltrate sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico setiver dúvidas.

A dose habitual, para adultos e idosos, é 1 comprimido duas vezes ao dia (por exemplo,um comprimido de manhã e um comprimido à noite). Mulheres grávidas só devem tomar
1 comprimido por dia.

Deve tomar o comprimido com um copo de água grande (200 ml). Se tem mais de 65anos ou se tem dificuldade em engolir deve partir o comprimido em duas metades etomá-lo com um copo de água grande (200 ml).

Se tomar mais Caltrate do que deveria
Se tomou mais Caltrate do que deveria, deve experienciar alguns dos sintomas desobredoagem, pare de tomar Caltrate e contacte imediatamente o seu médico. Ossintomas de sobredosagem podem incluir: anorexia, sede excessiva, mal-estar (náusea),vómitos, obstipação, dor abdominal, fraqueza muscular, fadiga, problemas de saúdemental, aumento da diurese, dor óssea, pedras nos rins.
Em caso de sobreadosagem prolongada podem aparecer depósitos de cálcio nos vasossanguíneos ou nos tecidos corporais.
Em caso de uma sobredosagem major pode ocorrer paragem cardíaca.

Caso se tenha esquecido de tomar Caltrate
Não tome uma dose a dobrar para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Caltrate pode causar efeitos secundários, no entanto estesnão se manifestam em todas as pessoas.
Efeitos secundários pouco frequentes (afectam 1 a 10 utilizadores em cada 1.000):excesso de cálcio no sangue ou na urina.
Efeitos secundários raros (afectam 1 a 10 utilizadores em cada 10.000): obstipação,flatulência, mal estar (náusea), dor abdominal, diarreia, prurido, erupções cutâneas eurticária.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR CALTRATE

Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não utilize Caltrate após o prazo de validade impresso na embalagem exterior e nofrasco.

O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Conservar a temperatura inferior a 25°C. Manter o frasco bem fechado para proteger dahumidade.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de CALTRATE

Em cada comprimido as substâncias activas são:

Cálcio (sob a forma de carbonato) 600 mg
Colecalciferol (Vitamina D3) 400 UI

Os outros componentes são: Núcelo do comprimido ? celulose microcristalina, povidona,crospovidona tipo A, laurilsulfato de sódio, croscarmelose sódica, estearato demagnésio, DL-?-tocoferol, óleo de soja parcialmente hidrogenado, gelatina de origembovina, sacarose, amido de milho. Revestimento do comprimido ? parafina líquida leve,talco, OPADRY OY-S-27203 (hidroxipropilmetilcelulose, dióxido de titânio (E171),parafina liquida leve, laurilsulfato de sódio, óxido de ferro vermelho (E172), óxido deferro preto (E172), óxido de ferro amarelo (E172)).

Qual o aspecto de CALTRATE e conteúdo da embalagem
Comprimidos em forma de cápsula de cor cinzenta/beije. Ranhurado num dos lados, coma inscrição ?D? do lado esquerdo da ranhura e a inscrição ?600? do lado direito daranhura. No outro lado apresenta a inscrição ?Caltrate?.

Frascos com 30, 60, 90 ou 180 comprimidos.
É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

Home Products de Portugal, Lda.
Rua Dr. António Loureiro Borges, 2
1495-131 Algés
Portugal

Fabricante

Wyeth Lederle SpA
Via Nettunense 90
040011 Aprilia (LT)
Itália

Este folheto foi aprovado pela última vez em

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *