Neste folheto:
1. O que é Caduet e para que é utilizado
2. Antes de tomar Caduet
3. Como tomar Caduet
4. Efeitos secundários Caduet
5. Como conservar Caduet
6. Outras informações
CADUET 5 mg / 10 mg – 10 mg / 10 mg
Comprimidos revestidos por película
Besilato de amlodipina / atorvastatina cálcica trihidratada
Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento: Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial, mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.
1. O QUE É CADUET E PARA QUE É UTILIZADO?
Caduet está indicado para a prevenção de problemas cardiovasculares (ex: ataque cardíaco) em doentes com tensão arterial alta (hipertensão), que apresentam factores de risco adicionais de doença cardiovascular, tais como hábitos tabágicos, excesso de peso, história familiar de doença cardíaca ou diabetes. A presença destes factores de risco aumenta o risco de ocorrência de acidentes cardiovasculares.
Caduet é composto por duas substâncias activas, a amlodipina e a atorvastatina. A amlodipina é usada no tratamento da tensão arterial alta (hipertensão) e a atorvastatina é usada na redução dos níveis de colesterol.
A hipertensão ou tensão arterial alta é uma condição médica onde a pressão arterial está aumentada de um modo persistente e é um dos factores de risco para os acidentes cardiovasculares (ex: ataque cardíaco).
O colesterol é uma substância que é necessária para o crescimento normal do seu organismo. No entanto, quando existe demasiado colesterol no seu organismo, este pode-se depositar nas paredes dos vasos sanguíneos, aumentando o risco de coágulos sanguíneos e de acidentes cardiovasculares (ex: ataque cardíaco). Esta é uma das causa mais comuns de doença cardíaca.
Não tome Caduet
se tem alergia (hipersensibilidade) a qualquer dos componentes deste medicamento: ao besilato de amlodipina, ou a qualquer outro bloqueador dos canais do cálcio da classe das dihidropiridinas; à atorvastatina cálcica ou a qualquer outro componente de Caduet se tem doença hepática activa
se tem níveis de enzimas hepáticas aumentados sem explicação se está grávida, a tentar engravidar ou a amamentar.
se está a tomar os seguintes medicamentos: cetoconazol, itraconazol (medicamentos para tratar infecções causadas por fungos ou micoses) ou telitromicina (um antibiótico).
Tenha especial cuidado com Caduet se tiver doença renal
se a sua tiróide é pouco activa (hipotiroidismo)
se teve dores musculares repetidas ou sem explicação aparente ou tem história familiar ou pessoal de doença muscular
se teve problemas musculares durante um tratamento anterior com outros antidislipidémicos (ex. outras “estatinas” ou medicamentos chamados “fibratos”)
se consome regularmente quantidades consideráveis de álcool
se tiver antecedentes de doença hepática
se tiver idade superior a 70 anos.
Se alguma destas situações se aplicar a si, o seu médico poderá considerar necessário realizar análises clínicas antes e durante o tratamento com Caduet.
Tomar Caduet com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Existem alguns medicamentos que podem interagir com o Caduet, tais como:
alguns antibióticos, ex: rifampicina, ou antibióticos macrólidos, ex: eritromicina, claritromicina, telitromicina; ou alguns medicamentos usados no tratamento de infecções fúngicas, ex: cetoconazol ou itraconazol
medicamentos para regular os níveis de colesterol: fibratos (ex: gemfibrozil), niacina ou colestipol medicamentos para regular o ritmo cardíaco, ex amiodarona
medicamentos anticonvulsivantes, ex: carbamazepina, fenobarbital, fenitoína, fosfenitoína, primidona medicamentos usados para modular o sistema imunitário, ex: a ciclosporina inibidores da protease usados no tratamento do VIH varfarina (um medicamento que fluidifica o sangue) anti-ácidos (para a indigestão)
contraceptivos orais (usados no controlo da natalidade)
medicamentos usados no tratamento da depressão, ex: nefazodona e imipramina medicamentos usados no tratamento de perturbações do foro psiquiátrico, ex: neurolépticos medicamentos para a insuficiência cardíaca (ex: bloqueadores beta)
medicamentos usados no tratamento da tensão arterial alta, ex: antagonistas da angiotensina II, inibidores da ECA, diuréticos
bloqueadores alfa usados no tratamento da tensão arterial elevada e nos problemas da próstata
amifostina (utilizado em tratamentos oncológicos)
sildenafil (usado no tratamento da disfunção eréctil)
baclofeno e dantroleno (usados como relaxantes musculares)
corticosteróides.
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.
Tomar Caduet com alimentos e bebidas
Caduet pode ser tomado em qualquer hora do dia, com ou sem alimentos. Sumo de toranja
Não tome mais do que um ou dois copos pequenos de sumo de toranja por dia, uma vez que grandes quantidades de sumo de toranja podem alterar os efeitos de Caduet.
Álcool
Evite beber quantidades consideráveis de álcool enquanto toma Caduet. Ver secção 2. “Tome especial cuidado com Caduet” para mais informações.
Gravidez e aleitamento
Se estiver grávida, se pensa poder estar grávida, se estiver a planear engravidar ou se estiver a amamentar não tome Caduet. As mulheres em idade fértil devem utilizar métodos contraceptivos adequados. Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Condução de veículos e utilização de máquinas Não conduza ou utilize máquina se sentir tonturas após tomar Caduet.
Tome Caduet sempre de acordo com as instruções do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
A dose inicial habitual é de um comprimido de Caduet 5 mg/10 mg, uma vez por dia. Se necessário, esta dose poderá ser aumentada pelo seu médico até uma dose de 10 mg/10 mg por dia.
Os comprimidos de Caduet devem ser ingeridos com um copo de água, sem mastigar. Podem ser tomados em qualquer altura do dia, com ou sem alimentos.
Recomenda-se que cumpra os conselhos alimentares fornecidos pelo seu médico, especialmente no que respeita a fazer uma dieta pobre em gorduras, evitar fumar e praticar exercício físico regularmente.
Informe o seu médico ou farmacêutico se sente que o efeito de Caduet é muito fraco ou muito forte. Se tomar mais Caduet do que deveria
Caso tome demasiados comprimidos de Caduet (mais que a sua dose habitual), informe imediatamente o seu médico ou contacte o hospital mais próximo para ser aconselhado. Leve consigo os comprimidos que restaram e a embalagem, para que a equipa médica possa identificar facilmente o medicamento que tomou.
Caso se tenha esquecido de tomar Caduet
Se se esquecer de tomar o medicamento deverá tomar a dose seguinte, à hora normal. Não tome uma dose a dobrar para compensar a dose que se esqueceu de tomar.
Se parar de tomar Caduet
Não pare de tomar Caduet, a não ser que o seu médico lhe dê instruções para o fazer. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Como os demais medicamentos, Caduet pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.
Se detectar os efeitos secundários seguintes, pare de tomar Caduet e contacte imediatamente o seu médico:
Inchaço da face, língua e traqueia, o que pode causar dificuldade a respirar
Se sentir cansaço, flacidez ou dor muscular, particularmente se em simultâneo se sentir indisposto ou se a sua temperatura aumentou.
Os efeitos secundários frequentes que afectam entre 1 em cada 10 e 1 em cada 100 doentes são:
dificuldade em dormir (insónia), dor de cabeça, sonolência, tonturas, diminuição da sensibilidade da pele ao toque ou dor, entorpecimento ou sensação de formigueiro nos dedos das mãos e dos pés, batimento cardíaco irregular (palpitações), rubor, mal-estar (náuseas), dores abdominais, indigestão, hábitos intestinais alterados (incluindo diarreia, obstipação, gases intestinais), comichão, rash cutâneo, dores musculares e articulares, dores nas costas, dores articulares, sensação de cansaço, inchaço do tornozelo (edema) e dores no peito.
Os efeitos secundários pouco frequentes que afectam entre 1 em cada 100 e 1 em cada 1 000 doentes são:
Redução do número de plaquetas no sangue (trombocitopenia), reacção alérgica e urticária, inflamação da mucosa nasal (rinite), perda de apetite, aumento ou diminuição do nível de açúcar no sangue, alterações do humor, tremores, alterações do paladar, lesão nos nervos sensoriais dos braços e pernas, perda de memória, alterações da visão, ruídos nos ouvidos e/ou cabeça (tinidos), tensão arterial demasiado baixa (hipotensão), dificuldade em respirar, vómitos, boca seca, queda de cabelo, equimoses ou pequenas manchas na pele, descoloração da pele, aumento da transpiração, cãibras musculares, afecções urinárias (incluindo aumento da frequência urinária e aumento do volume de urina durante a noite), impotência, aumento do tamanho das glândulas mamárias em homens, desconforto corporal, ganho ou perda de peso, desmaio, dores.
Os efeitos secundários raros que afectam entre 1 em cada 1 000 e 1 em cada 10 000 doentes são:
problemas do fígado, nomeadamente inflamação do fígado (hepatite), amarelecimento da pele (icterícia) e níveis dos testes da função hepática alterados, inflamação do pâncreas (pancreatite), erupção cutânea com bolhas, inflamação ou inchaço muscular.
Os efeitos secundários muito raros que afectam menos que 1 em cada 10 000 doentes são:
Diminuição do número de glóbulos brancos no sangue (leucopenia), rigidez ou tensão muscular, alteração da frequência cardíaca, ataque cardíaco (enfarte do miocárdio), inflamação de pequenos vasos sanguíneos, aumento de tamanho das gengivas, tosse, reacções cutâneas graves de origem alérgica, vermelhidão da pele, erupção cutânea com bolhas, descamação da pele – que se pode rapidamente espalhar a todo o corpo, inchaço das camadas profundas da pele – incluindo inchaço dos lábios, pálpebras e língua, afecções dos tecidos cutâneos – febre e lesões das membranas mucosas, ex: boca, hipersensibilidade que leva a morte dos tecidos da pele, inflamação dos tendões, inflamação muscular grave, dor ou cãibra muscular muito forte – que pode, muito raramente, progredir para rabdomiólise (destruição de células musculares).
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.
5. COMO CONSERVAR CADUET
Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não conservar acima de 30°C.
Não utilize Caduet após o prazo de validade impresso na embalagem. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.
Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.
Qual a composição de Caduet 5 mg/10 mg
As substâncias activas são a amlodipina e a atorvastatina. Cada comprimido contém 5 mg de amlodipina, sob a forma de besilato de amlodipina e 10 mg de atorvastatina, sob a forma de atorvastatina cálcica trihidratada.
Qual a composição de Caduet 10 mg/10 mg
As substâncias activas são a amlodipina e a atorvastatina. Cada comprimido contém 10 mg de amlodipina, sob a forma de besilato de amlodipina e 10 mg de atorvastatina, sob a forma de atorvastatina cálcica trihidratada.
Os outros componentes de Caduet são: carbonato de cálcio, croscarmelose sódica, celulose microcristalina, amido de milho pré-gelatinizado, polissorbato 80, hiprolose, sílica coloidal anidra e estearato de magnésio.
O revestimento de Caduet contém Opadry II White 85F28751 (álcool polivinílico, dióxido de titânio (E171), macrogol 3000 e talco).
Qual o aspecto de Caduet 5 mg/10 mg e conteúdo da embalagem
Caduet 5 mg/10 mg comprimidos revestidos por película são brancos, de forma oval, com “Pfizer” gravado num dos lados e “CDT 051” no outro.
Caduet 5 mg/10 mg comprimidos revestidos por película está disponível em embalagens de 7, 10, 14, 20, 28, 30, 50, 56, 60, 90, 100 e 200 comprimidos e em frascos de 30 e 90 comprimidos com fecho resistente à abertura por crianças.
Qual o aspecto de Caduet 10 mg/10 mg e conteúdo da embalagem
Caduet 10 mg/10 mg comprimidos revestidos por película são brancos, de forma oval, com “Pfizer” gravado num dos lados e “CDT 101” no outro.
Caduet 10 mg/10 mg comprimidos revestidos por película está disponível em embalagens de 7, 10, 14, 20, 28, 30, 50, 56, 60, 90, 100 e 200 comprimidos e em frascos de 30 e 90 comprimidos com fecho resistente à abertura por crianças.
É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.
Titular da Autorização de Introdução no Mercado
Laboratórios Pfizer, Lda. Lagoas Park, Edifício 10
2740-271 Porto Salvo
Para quaisquer informações sobre este medicamento, queira contactar o titular da autorização de introdução no mercado, acima mencionado.
Este folheto foi aprovado pela última vez em 14-09-2006.