Neste folheto:
1. O que é Tansulosina Basi e para que é utilizada
2. Antes de tomar Tansulosina Basi
3. Como tomar Tansulosina Basi
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Tansulosina Basi
6.Outras informações
FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR
Tansulosina Basi, 0,4 mg Cápsulas de libertação prolongada
Tansulosina, cloridrato
Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.
– Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
– Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; omedicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmossintomas.
– Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médicooufarmacêutico.
Neste folheto:
1. O QUE É TANSULOSINA BASI E PARA QUE É UTILIZADA
A substância activa de Tansulosina Basi é a tansulosina. Este é um antagonistaselectivo dos receptores adrenérgicos ?1A/1D, que reduz a tensão dos músculoslisos da próstata e da uretra, permitindo que a urina passe mais facilmenteatravés da uretra e facilitando o acto de urinar. Para além disto, diminui asensação de urgência.
A Tansulosina Basi é usada nos homens para o tratamento de queixas do tractourinário inferior associadas ao aumento da glândula prostática (hiperplasiabenigna da próstata). Estas queixas podem incluir dificuldade em urinar (jactofraco), gotejamento, urgência e frequência em urinar de noite e de dia.
Classificação farmacoterapêutica
Grupo Farmacoterapêutico: 7.4.2.1.- Medicamentos usados na retenção urinária.
2. ANTES DE TOMAR TANSULOSINA BASI
Não tome Tansulosina Basi
– Se tem alergia (hipersensibilidade) ao cloridrato de tansulosina ou a qualqueroutro componente de Tansulosina Basi. A hipersensibilidade pode apresentar-secomo um inchaço localizado e repentino dos tecidos moles do corpo (porexemplo a garganta ou a língua), dificuldade em respirar e /ou comichão eerupção cutânea (angioedema).
– Se sofre de insuficiência hepática grave.
– Se sofre de desmaios devido à redução da pressão arterial quando muda depostura (ao sentar-se ou levantar-se)
Tome especial cuidado com Tansulosina Basi
– São necessários exames médicos periódicos para monitorizar odesenvolvimento do estado do qual está a ser tratado.
– Raramente, pode ocorrer desmaio durante o uso de Tansulosina Basi, tal comocom outros medicamentos deste tipo. Aos primeiros sinais de tonturas oufraqueza, deverá sentar-se ou deitar-se até que os sintomas desapareçam.
– Se sofre de problemas renais graves, informe o seu médico.
– Se vai ser operado aos olhos devido à sua visão estar enevoada (cataratas).
Por favor informe o seu oftalmologista de que você toma ou tomou recentemente
Tansulosina Basi. O especialista pode depois tomar as precauções apropriadasno que respeita à medicação e técnicas cirúrgicas a ser usadas. Pergunte aoseu médico se deve adiar ou parar temporariamente de tomar estemedicamento, se for fazer uma operação aos olhos por ter a visão enevoada.
Tomar Tansulosina Basi com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomadorecentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos semreceita médica.
Tomar Tansulosina Basi com outros medicamentos da mesma classe
(antagonistas dos receptores adrenérgicos ?1) pode causar uma diminuição nãodesejada da pressão arterial.
TomarTansulosina Basi com alimentos e bebidas
Tansulosina Basi deve ser tomada após o pequeno-almoço ou a primeirarefeição do dia.
Gravidez e aleitamento
Não aplicável. Tansulosina Basi destina-se apenas a doentes do sexomasculino.
Condução de veículos e utilização de máquinas
Não existe evidência de que o Tansulosina Basi afecte a capacidade de conduzirou utilizar máquinas ou equipamentos. No entanto, deve ter presente que podemocorrer tonturas, e nestes casos não deve tomar parte de actividades querequeiram muita atenção.
Informações importantes sobre alguns componentes de Tansulosina Basi
Não aplicável
3. COMO TOMAR TANSULOSINA BASI
Tomar Tansulosina Basi sempre de acordo com as indicações do médico. Falecom o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
A dose habitual é 1 cápsula por dia depois do pequeno-almoço ou da primeirarefeição do dia. A cápsula deve ser engolida inteira e não deve ser esmagada oumastigada. Normalmente, a Tansulosina Basi é prescrita para um longo períodode tempo. Os efeitos na bexiga e na micção são mantidos durante o tratamentode longo prazo com a Tansulosina Basi.
Se tomar mais Tansulosina Basi do que deveria
A toma de Tansulosina Basi em demasia pode levar a uma diminuiçãoindesejada da pressão arterial e a um aumento da frequência cardíaca,acompanhados de desmaio. Contacte imediatamente o seu médico se tomoumais Tansulosina Basi do que deveria.
Caso se tenha esquecido de tomar Tansulosina Basi
Pode tomar a sua cápsula diária de Tansulosina Basi mais tarde no mesmo diacaso se tenha esquecido de a tomar, conforme recomendado. Se esqueceu umatoma diária, apenas continue a tomar a sua cápsula diária como prescrito. Nãotome uma dose a dobrar para compensar a dose que se esqueceu de tomar.
Se parar de tomar Tansulosina Basi
Quando o tratamento com Tansulosina Basi termina prematuramente, as suasqueixas originais podem voltar.
Deste modo, tome a Tansulosina Basi o tempo que o seu médico prescrever,mesmo que as suas queixas já tenham desaparecido. Consulte sempre o seumédico se considerar terminar esta terapia.
Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seumédico ou farmacêutico.
4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSIVEIS
Como os demais medicamentos, Tansulosina Basi pode causar efeitossecundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.
Frequentes (menos de 1 em 10, mas mais de 1 em 100 (1-10%)):
Tonturas, em particular quando se senta ou levanta.
Pouco frequentes (mais de 1 em 1.000, mas menos de 1 em 100 (0.1-1%)):
Dor de cabeça, palpitações (o coração bate mais rápido do que o normal e deforma que se consegue notar), baixa da pressão sanguínea, por exemplo,quando se levanta rapidamente da posição de sentado ou deitado, por vezes emassociação com tonturas, nariz congestionado (rinite), diarreia, náuseas evómitos, obstipação, fraqueza (astenia), erupções cutâneas, comichão eurticária, ejaculação anormal. Este último significa que o sémen não sai do corpoatravés da uretra, mas que vai para a bexiga. Este fenómeno é inofensivo.
Raros (mais de 1 em 10.000, mas menos de 1 em 1.000 (0.01-0.1%)):
Desmaio e inchaço repentino localizado nos tecidos moles do corpo (porexemplo, a garganta ou a língua), dificuldade em respirar e / ou comichão eerupção cutânea, frequentemente como uma reacção alérgica (angioedema).
Muito raros (menos de 1 em 10.000 (<0.01%)):
Priapismo (erecção prolongada, não desejada e dolorosa, para a qual érequerido tratamento médico imediato).
Se vai ser operado aos olhos devido à sua visão estar enevoada (cataratas) eestá a tomar ou tomou recentemente Tansulosina Basi a pupila pode dilatarpouco e a íris (a parte circular colorida do olho) pode tornar-se refractáriadurante o procedimento.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico oufarmacêutico.
5. COMO CONSERVAR TANSULOSINA Basi
Consevar a temperatura inferior a 30ºC.
Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não utilize Tansulosina Basi após o prazo de validade impresso embalagemexterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.
Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixodoméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos deque já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.
6. OUTRAS INFORMAÇÕES
Qual a composição de Tansulosina Basi
– A substância activa é a tansulosina, cloridrato
– Os outros componentes são: alginato de sódio, copolímero de ácidometilacrílico e acrilato de etilo (1:1), dibehenato de glicerilo, maltodextrina,laurilsulfato de sódio, macrogol 6000, polissorbato 80, hidróxido de sódio,emulsão de simeticone 30 %, Sílica anidra coloidal. A cápsula dura de libertaçãoprolongada é constituída por: gelatina, óxido de ferro vermelho (E 172), dióxidode titânio (E171), óxido de ferro amarelo (E 172), água purificada.
Qual o aspecto de Tansulosina Basi e conteúdo da embalagem
Tansulosina Basi apresenta-se em embalagens de 10, 20, 30, 40, 60, 100, 200 e
500 cápsulas de libertação prolongada em blister de PVC-PVDC/Alu eembalagens de 100 cápsulas de libertação prolongada em frasco de HDPE.
É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.
Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante
Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante:
Laboratórios Basi, Indústria Farmacêutica, S.A
Rua do Padrão, n.º 98
3000-312 Coimbra
Tel.: +351 239 827 021
Fax.: + 351 239 492 845
E-mail: basi@basi.pt
Este folheto foi aprovado pela última vez em { MM/AAAA }