Categorias
Anti-infecciosos Antiparasitários

Scabicin Crotamiton bula do medicamento

Grupo farmacoterapêutico: 13.1.5 Medicamentos usados em afecções cutâneas. Anti-infecciosos de aplicação na pele. Antiparasitários.

1.1. O que é Scabicin e para que é utilizado , 2.2. Antes de utilizar Scabicin , 3.3. Como utilizar Scabicin , 4.4. Efeitos secundários possíveis , 5.5. Como conservar Scabicin , 6.6. Outras informações ,

Neste folheto:
1. O que é Scabicin e para que é utilizado
2. Antes de utilizar Scabicin
3. Como utilizar Scabicin
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Scabicin
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Scabicin 100 mg/ml Emulsão cutânea
Crotamiton

Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.
Este medicamento pode ser adquirido sem receita médica. No entanto, énecessário utilizar Scabicin com precaução para obter os devidos resultados.
– Caso precise de esclarecimentos ou conselhos, consulte o seu farmacêutico.
– Em caso de agravamento ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico.
– Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico oufarmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É Scabicin E PARA QUE É UTILIZADO

Grupo farmacoterapêutico: 13.1.5 Medicamentos usados em afecções cutâneas.
Anti-infecciosos de aplicação na pele. Antiparasitários.

No tratamento sintomático, o Scabicin alivia rapidamente pruridos inespecíficoscomo o anal, vulvar, escrotal, senil, alérgico, das picadas de insectos e osassociados a várias dermatoses.
O Crotamiton é eficaz no tratamento da escabiose, quer matando o ácaro quelhe dá origem (Sarcoptes scabiei var. hominis), quer aliviando o prurido ecombatendo as infecções estreptocócicas e estafilocócicas normalmenteassociados.

2. ANTES DE UTILIZAR Scabicin

Não utilize Scabicin
– se tem alergia (hipersensibilidade) à substância activa ou a qualquer outrocomponente de Scabicin

Tome especial cuidado com Scabicin

Evitar a aplicação do Scabicin na face, olhos, boca e outras membranasmucosas como o interior do nariz. Pode causar irritação. No caso do produtoacidentalmente entrar em contacto com alguma destas zonas, lavarimediatamente com água corrente.
A presença de outros problemas médicos pode afectar a utilização decrotamiton. Informe o seu médico especialmente se tiver:
– Dermatites agudas vesiculares ou acompanhadas de exsudados;
– Feridas abertas;
– Irritação persistente da pele;
A utilização do Scabicin nestas áreas pode piorar a situação.

Para evitar a reinfestação, aconselha-se a mudar a roupa interior, exterior e a dacama, bem como as toalhas. Estas peças devem ser bem lavadas na máquinacom água bem quente. Para as peças que não sejam laváveis à máquinaprovidencie uma limpeza a seco.

Consultar o seu médico assistente se a situação clínica não melhorar ou ficarpior.

Pediatria: Só foram realizados estudos com este medicamento em pacientesadultos e não existe informação específica comparando a utilização destemedicamento nas crianças com outros grupos etários.
No entanto não foram descritos problemas em crianças onde foi aplicado acrotamitona tópica.

Geriatria: Muitos medicamentos não foram estudados especificamente empessoas idosas. Assim, pode não se saber se eles actuam exactamente damesma forma que em adultos mais novos ou se causam efeitos secundáriosdiferentes ou outros problemas nos idosos. Não existe informação específicacomparando a utilização deste medicamento nos idosos com outros gruposetários.
No entanto não foram descritos problemas em idosos onde foi aplicado acrotamitona tópica.

Utilizar Scabicin com outros medicamentos
Se bem que alguns medicamentos não devam, de forma alguma, ser utilizadosem conjunto, noutros casos dois medicamentos diferentes podem ser utilizadosem conjunto mesmo que ocorra uma interacção. Nestas situações, o seu médicopode alterar a dose, ou tomar outras precauções.
Informe o seu médico caso esteja a utilizar qualquer outro medicamento tópicoquer tenha sido receitado ou não por um médico, que se destine a ser aplicadona mesma área da pele.

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomadorecentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos semreceita médica.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Scabicin só deve ser aplicado durante a gravidez e período de lactação quandoestritamente necessário e sob vigilância médica.
Não se conhecem estudos feitos no homem ou em animais. Não está descritoque a cramitona tópica tenha causado problemas em bebés a amamentar.
Os "U.S. Centers for Disease Control" recomendam o uso do Crotamiton a 10 %durante a gravidez e período de aleitamento quando estritamente necessário.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Não relevante.

Informações importantes sobre alguns componentes de Scabicin
Scabicin contém lanolina, contém álcool cetoestearílico e bronopol, os quaispodem causar reacções cutâneas locais (por exemplo dermatite de contacto).

3. COMO UTILIZAR Scabicin

Uso cutâneo.
Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Prurido não específico: Massajar o Scabicin na área afectada até que omedicamento seja completamente absorvido. Aplicar sempre que necessário atéos sintomas desaparecerem.

Escabiose (sarna):
– Tomar um banho ou duche antes de aplicar este medicamento.
– Secar bem a pele.
– Agitar bem o frasco antes de aplicar a emulsão.
– Evitar que o medicamento entre em contacto com os olhos, boca e nariz.
– Aplicar o Scabicin cobrindo a pele na totalidade do corpo a partir do pescoçoaté aos pés, dando especial atenção ás pregas da pele, como a parte de dentrodos cotovelos e atrás dos joelhos, axilas, virilhas, partes genitais, palmas e entreos dedos tanto das mãos como dos pés.
– Deixar actuar durante 24 horas. Não lavar o corpo.
– Proceder a uma nova aplicação do medicamento.
– Vestir roupa lavada e mudar a roupa da cama e toalhas, para evitar areinfestação.
– Tomar um banho após 48 horas da segunda aplicação.
– Tornar a aplicar o Scabicin nas mãos, após cada lavagem delas, durante operíodo do tratamento.
– Pode ser necessário o tratamento concomitante do parceiro sexual, emespecial, e de todos os membros do agregado familiar.

Pode-se repetir o tratamento com Scabicin após 7 dias se se verificar oaparecimento de novos ácaros ou se não se verificar uma melhoria clínica. Noentanto, é de notar que mesmo após um tratamento eficaz (ácaros e ovosmortos), o prurido pode persistir durante 1 a 2 semanas. Nestas situações, o
Scabicin pode ser aplicado nas áreas afectadas, 2 a 3 vezes por dia, até oprurido desaparecer.

Se utilizar mais Scabicin do que deveria
Não existe informação específica sobre o efeito dum tratamento excessivo comaplicações tópicas repetidas, em humanos. Pode ocorrer dermatite de contacto.
Tratamento: não existe um antídoto específico quando da ingestão. Sãorecomendáveis as medidas gerais para eliminar e reduzir a absorção dofármaco, combinadas com o tratamento sintomático.

Caso se tenha esquecido de utilizar Scabicin
Não utilize uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu deutilizar.

Se parar de utilizar Scabicin
Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seumédico ou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSIVEIS

Como todos os medicamentos, Scabicin pode causar efeitos secundários, noentanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Pode ocorrer dermatite, irritação local não presente antes da terapia ou reacçãoalérgica.
Consultar o seu médico assistente se ocorrer alguma destas situações.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico oufarmacêutico.

5. COMO CONSERVAR Scabicin

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não conservar acima de 30ºC.
Manter o recipiente bem fechado.

Não utilize Scabicin após o prazo de validade impresso no rótulo do frasco e naembalagem exterior após a abreviatura utilizada para prazo de validade. O prazo

de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Não utilize Scabicin severificar sinais visíveis de deterioração.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixodoméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos deque já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Scabicin
A substância activa é: Crotamiton. Cada mililitro de emulsão cutânea contém
100 mg de Crotamiton.
Os outros componentes são: ácido esteárico, monoestearato de glicerilo,miristato de isopropilo, glicerol, dimeticone, lanolina acetilada, álcoolcetostearílico, dexpantenol, laurilsulfato de sódio, silicato de alumínio emagnésio, álcool feniletílico, triclosano, bronopol e água purificada.

Qual o aspecto de Scabicin e conteúdo da embalagem
Scabicin aprsenta-se na forma farmaceutica de emulsão cutânea, branca,homogénea com pH 5,5-6,5, acondicionada em frasco de Polietileno com tampa
PP.
Embalagem com um frasco com 100 ml de emulsão cutânea.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado
Cosmofarma – Especialidades Farmacêuticas, Lda.
Rua do Arco do Carvalhão, 14 – 1º Esq
1070-009 Lisboa
Portugal

Fabricante
Laboratório Zimaia, S.A.
Rua de Andaluz, nº 38
1050-006 Lisboa
Portugal

Este folheto foi aprovado pela última vez em

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *