Neste folheto:
1. O que é Perindopril Tensoliber e para que é utilizado
2. Antes de tomar Perindopril Tensoliber
3. Como tomar Perindopril Tensoliber
4. Efeitos secundários Perindopril Tensoliber
5. Como conservar Perindopril Tensoliber
6. Outras informações
Perindopril Tensoliber 2 mg / 4 mg
Comprimidos
Perindopril
Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.
1. O que é Perindopril Tensoliber e para que é utilizado
Perindopril Tensoliber é um medicamento genérico que se apresenta na dose de 2 mg e 4 mg.
Perindopril Tensoliber é um inibidor da enzima de conversão da angiotensina. Perindopril Tensoliber destina-se ao tratamento da hipertensão arterial e da insuficiência cardíaca sintomática.
2. Antes de tomar Perindopril Tensoliber
Não tome Perindopril Tensoliber
-se tiver mais do que três meses de gravidez (também é preferível não tomar
Perindopril Tensoliber no início da gravidez – ver secção Gravidez);
-se tem alergia (hipersensibilidade) ao perindopril ou a qualquer outro componente de Perindopril Tensoliber ou a qualquer outro inibidor da ECA;
-se tem antecedentes de angioedema associado a uma terapêutica prévia com inibidores da ECA;
-se tem angioedema hereditário ou idiopático.
Perindopril Tensoliber não está indicado em crianças. Tome especial cuidado com Perindopril Tensoliber
Deverá prevenir o seu médico em caso de insuficiência renal, de dieta rigorosa sem sal, de tratamento com diurético. Em caso de intervenção cirúrgica, prevenir o anestesista da toma de Perindopril Tensoliber.
Especialmente durante o primeiro mês de tratamento com um inibidor da ECA deverão ser cuidadosamente monitorizados os níveis de glicemia no diabético previamente medicado com antidiabéticos orais ou insulina.
Deve informar o seu médico se pensa estar grávida (ou planeia engravidar). Perindopril Tensoliber não está recomendado no início da gravidez e não deve ser tomado após o terceiro mês de gravidez, uma vez que pode ser gravemente prejudicial para o bebé se utilizado a partir desta altura.
Ao tomar Perindopril Tensoliber com outros medicamentos Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.
A fim de evitar interacções entre vários medicamentos, deve informar sistematicamente o seu médico ou farmacêutico de qualquer outro tratamento em curso, particularmente se se tratar de um diurético, neuroléptico ou de um antidepressor imipramínico, lítio, anti-inflamatórios não esteróides, anti-hipertensores e vasodilatadores.
A administração concomitante de inibidores da ECA e antidiabéticos orais ou insulina, pode potenciar o efeito de diminuição da glucose sanguínea com risco de hipoglicemia.
Este fenómeno pode ocorrer com maior frequência: -durante as primeiras semanas de tratamento -em doentes com insuficiência renal
Ao tomar Perindopril Tensoliber com alimentos e bebidas
Recomenda-se que Perindopril Tensoliber seja tomado uma vez por dia, de manhã antes da refeição.
Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Gravidez
Deve informar o seu médico se pensa que está grávida (ou planeia engravidar). O seu médico normalmente aconselhá-la-á a interromper Perindopril Tensoliber antes de engravidar ou assim que estiver grávida e a tomar outro medicamento em vez de Perindopril Tensoliber. Perindopril Tensoliber não está recomendado no início da gravidez e não deve ser tomado após o terceiro mês de gravidez, uma vez que pode ser gravemente prejudicial para o bebé se utilizado a partir desta altura.
Aleitamento
Deverá informar o seu médico de que se encontra a amamentar ou que pretende iniciar a amamentação. Perindopril Tensoliber não está recomendado em mães a amamentar, especialmente se o bebé for recém-nascido ou prematuro; nestes casos o seu médico poderá indicar outro tratamento.
Condução de veículos e utilização de máquinas
Durante a condução de veículos e a utilização de máquinas deve ser tido em consideração que podem ocorrer ocasionalmente tonturas ou cansaço.
Informações importantes sobre alguns componentes de Perindopril Tensoliber
Perindopril Tensoliber contém lactose mono-hidratada. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.
3. Como tomar Perindopril Tensoliber
Tomar Perindopril Tensoliber sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
Hipertensão arterial:
A dose habitual é de 4 mg por via oral, numa toma matinal, mas que pode ser aumentada, se necessário após 1 mês de tratamento para 8 mg.
Insuficiência cardíaca sintomática:
Iniciar o tratamento com 2 mg numa toma matinal que pode, a maior parte das vezes ir a 4 mg (assegurar-se duma boa tolerância tensional).
Em caso de insuficiência renal: a posologia de Perindopril Tensoliber será reajustada ao grau de insuficiência renal. Nestes doentes, a prática clínica normal compreende um controlo periódico do potássio e da creatinina.
Podem ser recomendadas as seguintes posologias:
Clearance da creatinina Entre 30 e 60 ml/min Entre 15 e 30 ml/min < 15 ml/min
Dose recomendada 2 mg/dia
2 mg dia sim/dia não 2 mg no dia da diálise
Se tomar mais Perindopril Tensoliber do que deveria
Deve contactar imediatamente o médico ou hospital ou o Centro Anti-venenos tel.
808 250 143.
Os dados disponíveis sobre a sobredosagem no Homem são limitados. Os sintomas associados a uma sobredosagem com inibidores da ECA podem incluir hipotensão, choque circulatório, alterações electrolíticas, falência renal, hiperventilação, taquicardia, palpitações, bradicardia, vertigens, ansiedade e tosse.
O tratamento recomendado para a sobredosagem é a administração por perfusão intravenosa de uma solução salina normal.
Se ocorrer hipotensão o doente deve ser colocado em posição de choque. Se disponível, pode também ser considerado o tratamento por perfusão de angiotensina II e/ou catecolaminas por via intravenosa. O perindopril pode ser removido da circulação geral por hemodiálise. Recomenda-se terapêutica pacemaker em caso de bradicardia resistente à terapia. Os sinais vitais, electrólitos no soro e concentrações de creatinina devem ser monitorizados permanentemente.
Caso se tenha esquecido de tomar Perindopril Tensoliber:
Se se esqueceu de tomar os comprimidos, não tome uma dose a dobrar para compensar a dose que se esqueceu de tomar.
Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.
4. Efeitos secundários Perindopril Tensoliber
Como todos os medicamentos, Perindopril Tensoliber pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.
Frequentes: dor de cabeça, tontura, vertigem, parestesia (sensação de formigueiro), distúrbios de visão, zumbidos, hipotensão, tosse, dispneia, náuseas, vómitos, desconforto abdominal, disgeusia (alteração do sabor dos alimentos), dispepsia (alteração da digestão), diarreia, obstipação, cãibras, astenia (cansaço), rash (erupção cutânea), prurido (comichão).
Pouco frequentes: alteração do humor ou perturbações do sono, broncospasmo, angioedema, urticária, insuficiência renal, impotência, sudação, secura de boca.
Raros: diminuição da hemoglobina e do hematócrito, trombocitopenia (diminuição do n.° de plaquetas), leucopenia (diminuição do n.° de leucócitos), neutropenia (diminuição do n.° de neutrófilos), agranulocitose (diminuição do n.° de granulócitos) ou pancitopenia (diminuição do n.° de elementos do sangue), aumento das enzimas hepáticas e da bilirrubina.
Muito raros: confusão, arritmia, angina de peito, enfarte do miocárdio, acidente cardiovascular (AVC), pneumonia eosinófila, rinite, pancreatite, hepatite citolítica ou colestática, eritema multiforme, falência renal aguda, anemia hemolítica.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.
5. Como conservar Perindopril Tensoliber
Não conservar acima de 30° C.
Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não utilize Perindopril Tensoliber após o prazo de validade impresso na cartonagem. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.
Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.
Qual a composição de Perindopril Tensoliber
A substância activa é o perindopril na forma de sal de perindopril tert-butilamina. Cada comprimido de Perindopril Tensoliber 2 mg Comprimidos, contém 2 mg de perindopril sal de tert-butilamina equivalente a 1,669 mg de perindopril. Cada comprimido de Perindopril Tensoliber 4 mg Comprimidos, contém 4 mg de perindopril sal de tert-butilamina equivalente a 3,338 mg de perindopril.
Os outros componentes são: lactose mono-hidratada, celulose microcristalina, sílica coloidal anidra e estearato de magnésio.
Qual o aspecto de Perindopril Tensoliber e conteúdo da embalagem Perindopril Tensoliber 2 mg Comprimidos:
Comprimidos brancos, redondos e convexos, com um diâmetro aproximado de 5 mm;
Perindopril Tensoliber 4 mg Comprimidos:
Comprimidos brancos, em forma de cápsula, com uma dimensão aproximada de 8 x 4 mm e com ranhura de ambos os lados.
Perindopril Tensoliber 2 mg Comprimidos encontra-se disponível em embalagens de 14, 30, 60, 100, 500 comprimidos.
Perindopril Tensoliber 4 mg Comprimidos encontra-se disponível em embalagens de 14, 30, 60, 100, 500 comprimidos.
É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.
Titular da Autorização de Introdução no Mercado
Pentafarma – Sociedade Técnico-Medicinal, S.A. Rua da Tapada Grande, 2 Abrunheira 2710-089 Sintra
Tel. 21 041 41 00
Fax 21 041 41 06
e-mail: dmk.pt@pentafarma.pt
Fabricante
Atlantic Pharma – Produções Farmacêuticas, S.A. Rua da Tapada Grande, n.° 2, Abrunheira
2710-089 Sintra
Portugal
Este folheto foi aprovado pela última vez em 13-04-2009.