Neste folheto:
1. O que é o Redoxon
2. Para que é utilizado o Redoxon
3. Antes de tomar Redoxon
4. Como tomar Redoxon
5. Efeitos secundários Redoxon
6. Como guardar o Redoxon
Redoxon
Vitamina C
Comprimidos efervescentes
A substância activa do Redoxon é a vitamina C (ácido ascórbico). Cada comprimido efervescente contém 1 g de ácido ascórbico.
Os outros ingredientes são: hidrogenocarbonato de sódio, ácido cítrico anidro, carbonato de sódio anidro, ácido málico, isomalte, cloreto de sódio, acessulfamo de potássio, aspartamo (E951), aroma de laranja, aroma de tangerina, beta-caroteno 1% CWS.
Os comprimidos efervescentes com sabor a laranja estão disponíveis em embalagens de 20 comprimidos efervescentes (2 tubos de 10 comprimidos).
2. Para que é utilizado o Redoxon
Tratamento de doenças deficitárias em vitamina C.
Prevenção de carência em vitamina C que pode estar associada a crescimento, lactação, convalescença ou alimentação deficiente.
Quais as eventuais situações em que se pode ter carência em vitamina C ?
As vitaminas são nutrientes essenciais à vida. O organismo humano é incapaz de sintetizar as vitaminas, só podendo obtê-las pelos alimentos, em quantidades suficientes nos regimes bem equilibrados.
A vitamina C é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Sabe-se que é necessária à formação do colagénio (proteína constituinte dos tecidos), à absorção intestinal do ferro e formação dos glóbulos vermelhos, tem um papel importante na cicatrização e imunidade (sistema de defesa às infecções) e funciona como antioxidante.
Existem situações em que o nosso organismo necessita de utilizar mais vitamina C do que habitualmente. O aumento das necessidades em vitamina C deve ser compensado por uma maior ingestão desta vitamina, de modo a evitar o aparecimento de uma carência.
As situações mais comuns que podem originar carência de vitamina C são o consumo de tabaco, constipações, doenças infecciosas e febre prolongada, cicatrização de feridas, doenças intestinais que diminuem a absorção digestiva das vitaminas, desequilíbrio alimentar.
A carência de vitamina C pode manifestar-se sob a forma de fraqueza e falta de apetite, maior susceptibilidade às infecções, dificuldade na cicatrização de feridas, pele áspera.
Não tome Redoxon
Se tem alergia à vitamina C ou a qualquer ingrediente do Redoxon.
Se sofre de cálculos renais associados a eliminação aumentada de ácido oxálico, de doenças associadas a retenção de ferro.
Se sofre de insuficiência renal grave ou se faz hemodiálise.
Tome os seguintes cuidados quando estiver a tomar Redoxon
Os diabéticos que usam testes de determinação urinária da glucose, devem parar de tomar o Redoxon alguns dias antes de realizarem o teste, uma vez que a vitamina C pode interferir no resultado.
Redoxon contém 312 mg de sódio por comprimido, pelo que a sua administração não é recomendada em pessoas que devem reduzir a ingestão de sódio na alimentação.
Redoxon contém aspartamo, uma fonte de fenilalanina. Pode ser prejudicial em doentes com fenilcetonúria.
Redoxon pode ser tomado por diabéticos.
O valor calórico do Redoxon é reduzido: 25,32 KJ (5,93 Kcal) por comprimido.
Fale com o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar algum medicamento (incluindo aqueles que não necessitam de prescrição médica).
Gravidez e aleitamento
Redoxon pode ser tomado durante a gravidez e durante o período de amamentação. Não deve exceder a dose recomendada.
Adultos e adolescentes: um comprimido por dia.
Deite 1 comprimido efervescente num copo com água (cerca de 150 ml de água). Redoxon está pronto a beber quando o comprimido estiver completamente dissolvido. Não deve exceder a dose recomendada.
Caso se tenha esquecido de tomar Redoxon
Se se esqueceu de tomar uma dose de Redoxon, tome-a assim que se lembrar. Não tome uma dose a dobrar para compensar a dose que se esqueceu de tomar.
5. Efeitos secundários Redoxon
Redoxon é bem tolerado mesmo em doses elevadas.
Estão descritos casos esporádicos de hipersensibilidade (alergia) à vitamina C.
Caso detecte efeitos indesejáveis não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.
Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não são necessárias precauções particulares de conservação.
Não utilizar o Redoxon após o prazo de validade indicado na embalagem.
Titular de Autorização de Introdução no Mercado:
Bayer Portugal, S.A. Rua Quinta do Pinheiro, 5 2795-653 CARNAXIDE
Data da última revisão do folheto: 01-03-2005.