Neste folheto:
1. O que é Mucosolvan e para que é utilizado
4. Efeitos secundários Mucosolvan
Mucosolvan 15 mg/2 ml
Solução injectável
Cloridrato de ambroxol
Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento.
Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.
1. O QUE É MUCOSOLVAN E PARA QUE É UTILIZADO
Mucosolvan reduz a viscosidade das secreções brônquicas. O muco torna-se mais fluido. Mucosolvan tem um efeito estimulador sobre a mucosa brônquica para produzir secreções brônquicas mais fluidas. Além disso, fica facilitada a formação e a drenagem do material tensioactivo dos alvéolos pulmonares e dos brônquios. Juntamente com a activação do epitélio ciliar da mucosa brônquica, estes mecanismos mantêm e melhoram a capacidade de autopurificação das vias aéreas. Facilita e acelera a evacuação do muco dos alvéolos pulmonares com a sua acção fluidificante e expectorante.
Classificação farmacoterapêutica:
Aparelho respiratório. Antitússicos e expectorantes. Expectorantes Tratamento precoce da síndrome de dificuldade respiratória (IRDS) do recém-nascido (este grupo inclui os prematuros).
Não tome Mucosolvan:
Mucosolvan não deve ser utilizado em doentes com conhecida hipersensibilidade ao ambroxol ou outros componentes da formulação.
Tome especial cuidado com Mucosolvan:
Ocorreram notificações muito raras de lesões cutâneas graves, tais como síndrome de
Stevens Johnson e síndrome de Lyell, em associação temporária com a administração de substâncias mucolíticas, tal como o ambroxol. A maioria pode ser explicada pela gravidade da doença subjacente ou da medicação concomitante.
Caso ocorram novas lesões cutâneas ou das mucosas, deve-se consultar um médico imediatamente e, como precaução, o tratamento com o ambroxol deve ser descontinuado.
Tomar Mucosolvan com outros medicamentos:
Após a administração de ambroxol, há um aumento das concentrações de antibióticos (amoxicilina, cefuroxima, eritromicina) nas secreções broncopulmonares e na expectoração.
Não foi reportada nenhuma interacção clinicamente desfavorável com outros medicamentos.
Tomar Mucosolvan com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.
Gravidez e aleitamento: Não aplicável.
Condução de veículos e utilização de máquinas: Não aplicável.
Informações importantes sobre alguns componentes de Mucosolvan: Este medicamento contém menos de 1 mmol (23 mg) de sódio por dose única recomendada, ou seja, é praticamente “isento de sódio”.
Tomar Mucosolvan sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
30 mg/kg peso diário, dividido em quatro doses individuais.
A solução deve ser administrada com uma seringa como uma pequena infusão intravenosa durante, pelo menos, 5 minutos.
A solução pode ser aministrada como uma infusão gota-a-gota com soluções de glucose a 5%, de levulose a 5%, de Ringer ou soro fisiológico.
Mucosolvan solução injectável não deve ser misturado com outras soluções que resultem numa mistura com um pH superior a 6,3, pois pode ocorrer precipitação da substância do ambroxol livre devido ao aumento de pH.
Se tomar mais Mucosolvan do que deveria:
Não se conhecem situações de intoxicação com Mucosolvan. A acontecer, recomendar-se-ia tratamento sintomático.
Caso se tenha esquecido de tomar Mucosolvan
Não tome uma dose a dobrar para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar.
Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.
4. EFEITOS SECUNDÁRIOS MUCOSOLVAN
Como os demais medicamentos, Mucosolvan pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.
Mucosolvan é em geral bem tolerado.
Foram descritos pirose, dispepsia, náuseas, vómitos, diarreia e outros sintomas gastrointestinais moderados.
Foram descritos, muito raramente, rash, urticária, angioedema, reacções anafiláticas (incluindo choque anafilático) e outras reacções alérgicas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.
Verifique o prazo de validade inscrito na embalagem ou recipiente deste medicamento.Não utilize Mucosolvan após o prazo de validade. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.
Manter os medicamentos fora do alcance e da vista das crianças.
Conservar a temperatura inferior a 25 °C. Conservar na embalagem de origem.
Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.
Qual a composição de Mucosolvan Uma ampola de 2 ml contém 15 mg de cloridrato de trans-4-[(2-amino-3,5-dibromo-benzil)amino]ciclohexanol (Cloridrato de Ambroxol)
Excipientes: Ácido cítrico mono-hidratado, hidrogenofosfato dissódico di-hidratado, cloreto de sódio e água para injectáveis.
Qual o aspecto de Mucosolvan e conteúdo da embalagem
Ampolas de 15 mg/2 ml
5 ampolas para injecção i.m., s.c. e i.v.
Titular da autorização de introdução no mercado
Unilfarma – União Internacional de Laboratórios Farmacêuticos, Lda.
Av. de Pádua, 11
1800-294
Data da última revisão deste folheto informativo 07-12-2006.