Categorias
Anastrozol

Arimidex bula do medicamento

Arimidex pertence a um grupo de medicamentos denominados inibidores da aromatase. Isto significa que interfere com a actividade da aromatase, uma enzima que afecta os níveis de certas hormonas femininas, tais como…

1.O que é Arimidex e para que é utilizado, 2.Antes de tomar Arimidex, 3.Como tomar Arimidex, 4.Efeitos secundários possíveis, 5.Conservação de Arimidex, 6.Outras informações,

Neste folheto:
1.O que é Arimidex e para que é utilizado
2.Antes de tomar Arimidex
3.Como tomar Arimidex
4.Efeitos secundários possíveis
5.Conservação de Arimidex
6.Outras informações

ARIMIDEX 1mg, Comprimido revestido por película

Anastrozol

Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento.
Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

1.O QUE É ARIMIDEX E PARA QUE É UTILIZADO
Arimidex pertence a um grupo de medicamentos denominados inibidores da aromatase. Isto significa que interfere com a actividade da aromatase, uma enzima que afecta os níveis de certas hormonas femininas, tais como os estrogénios. Arimidex é utilizado no tratamento da neoplasia da mama em mulheres na pós-menopausa.

2.ANTES DE TOMAR ARIMIDEX

Não tome Arimidex:
Se alguma vez teve uma reacção alérgica ao anastrozol ou a qualquer outro ingrediente de Arimidex. Arimidex não deve ser tomado por mulheres na pré-menopausa, mulheres grávidas ou mulheres que estejam a amamentar. Arimidex não deve ser tomado por doentes com qualquer problema ou doença que afecte os rins ou o fígado. Arimidex não deve ser administrado a crianças.
Arimidex não deve ser dado a doentes que estejam a tomar medicamentos que contenham estrogénios, por exemplo, na terapêutica de substituição hormonal.

Tome especial cuidado com Arimidex:
Antes de tomar o seu medicamento, diga ao seu médico se: Está a tomar tamoxifeno, uma vez que pode diminuir o efeito de Arimidex.
Está a tomar outros medicamentos, incluindo aqueles que compra sem receita médica. Sofre de quaisquer problemas ou doença que afecte os rins ou o fígado.
Se for hospitalizada informe o pessoal médico de que está a tomar Arimidex.
ARIMIDEX reduz os níveis das hormonas femininas, o que poderá levar a uma perda da densidade mineral óssea. Esta situação pode diminuir a resistência dos ossos.

Gravidez e aleitamento:
Arimidex não deve ser tomado por mulheres grávidas e mulheres que estejam a amamentar.

Condução de veículos e utilização de máquinas:
Os seus comprimidos não deverão afectar a sua capacidade de conduzir veículos ou utilizar máquinas. Contudo, algumas doentes podem, ocasionalmente, sentir-se fracas ou sonolentas. Caso isto lhe aconteça, aconselhe-se junto do seu médico.

Informações importantes sobre alguns ingredientes de Arimidex:
Os comprimidos de ARIMIDEX contêm lactose e dióxido de titânio, os quais podem causar problemas num pequeno número de doentes que sejam sensíveis. Se for informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3.COMO TOMAR ARIMIDEX

Tome o medicamento de acordo com as instruções do seu médico. Deve também ler o rótulo da cartonagem exterior. Se não tiver a certeza de como tomar Arimidex, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Nos adultos a dose habitual é 1 comprimido, tomado uma vez por dia. Tome o comprimido inteiro em conjunto com água.
Tente tomar o seu comprimido sempre à mesma hora cada dia. Não pare de tomar os comprimidos mesmo que se esteja a sentir bem, a não ser que o seu médico o recomende.

Se tomar mais Arimidex do que deveria:
Se tomar mais ARIMIDEX do que a dose habitual, deve contactar o seu médico ou o hospital mais próximo.

Caso se tenha esquecido de tomar Arimidex:
Tome o comprimido que se esqueceu logo que se lembre, desde que seja pelo menos 12 horas antes da hora em que deveria tomar o comprimido seguinte. Não tome o comprimido que se esqueceu de tomar se o intervalo até à próxima dose for inferior a 12 horas.

4.EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS
Tal como se verifica com todos os medicamentos, ARIMIDEX pode ter efeitos secundários.
Contacte o seu médico imediatamente se lhe acontecer algumas das seguintes situações, visto que poderá necessitar de exames adicionais ou tratamento:
Reacções da pele extremamente graves (síndrome de Stevens-Johnson) com lesões, úlceras ou vesículas. Este tipo de reacção da pele é muito raro.
Reacções alérgicas com inchaço da cara, lábios, língua e/ou garganta (angioedema) que possam causar dificuldade em engolir e/ou respirar.
Inflamação do fígado.
Os sintomas podem incluir sensação de mal-estar geral, com ou sem icterícia (coloração amarela dos olhos e da pele), dor e inchaço do fígado.
Informe o seu médico se algum dos seguintes efeitos secundários a incomodar:
Afrontamentos;
Sensação de fraqueza;
Dores ou edema nas articulações;
Síndroma do túnel cárpico (adormecimento ou sensação de formigueiro, dor, fraqueza em partes da mão);
Secura vaginal;
Enfraquecimento do cabelo;
Náuseas;
Dores de cabeça;
Hemorragia vaginal (geralmente nas primeiras semanas do tratamento);
Anorexia (perda de apetite);
Vómitos;
Sonolência;
Exantema;
Reacções alérgicas, incluindo urticária;
Pode ocorrer um aumento dos níveis do colesterol no sangue;
ARIMIDEX reduz os níveis das hormonas femininas, o que poderá levar a uma perda da densidade mineral óssea. Esta situação pode diminuir a resistência dos ossos e nalguns casos resultar em fracturas.
Foram também observadas alterações nas análises ao sangue (provas de função hepática) com ARIMIDEX. Caso detecte efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe ou seu médico ou farmacêutico.

5.CONSERVAÇÃO DE ARIMIDEX
Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não conservar acima de 30ºC.
Mantenha os comprimidos na embalagem original.
Não tome os comprimidos após expirar o prazo de validade indicado na embalagem. Se o seu médico decidir parar o seu tratamento, devolva ao seu farmacêutico quaisquer comprimidos que não tenha utilizado.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de ARIMIDEX
– A substância activa é o anastrozol. Cada comprimido contém 1 mg de anastrozol.
– Os outros componentes são: lactose monohidratada, polividona, glicolato de sódio e de milho, estearato de magnésio, macrogol 300 e dióxido de titânio.

Qual o aspecto de ARIMIDEX e conteúdo da embalagem:
Os comprimidos são brancos, redondos, biconvexos, com o logo numa das faces e a dosagem na face oposta.
Arimidex apresenta-se em embalagens de 20, 28, 30, 100 ou 300 comprimidos. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado
AstraZeneca Produtos Farmacêuticos, Lda.
Rua Humberto Madeira, 7, Valejas
2745-663 Barcarena.

Este folheto informativo foi aprovado pela última vez em:22-01-2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *